O Complexo do Alemão é uma região com diversas comunidades no Rio de Janeiro, que é área de atuação do WMP Brasil (foto: Flávio Carvalho)
Os bairros de Charitas e São Francisco, em Niterói, já receberam o Aedes agypti com Wolbachia (foto: Flávio Carvalho)
Vila Cruzeiro, no Complexo da Penha, uma das comunidades em que o WMP atua no Rio de Janeiro (foto: Flávio Carvalho)
Ponta D'Areia, em Niterói, é composto por residências e estaleiros navais e já recebeu os Aedes agypti com Wolbachia (foto: Flávio Carvalho)
O bairro de Vigário Geral, no Rio de Janeiro, também recebeu liberações do mosquito aliado no combate às arboviroses (foto: Flávio Carvalho)
Jurujuba, em Niterói, é uma das áreas-piloto do WMP Brasil (foto: Flávio Carvalho)

Onde estamos

O World Mosquito Program desenvolve atividades no Brasil desde 2012, quando era chamado de Eliminar a Dengue: Desafio Brasil. Entre agosto de 2015 e janeiro de 2016, o projeto realizou liberações de Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia em duas áreas-piloto: Tubiacanga, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, e em Jurujuba, bairro do município de Niterói. Nesta área já houve o estabelecimento da Wolbachia. 

Desde 2016, ocorre uma expansão para novos bairros destes dois municípios fluminenses. Confira abaixo a lista de bairros atendidos e clique no nome do município para mais detalhes. 

Em abril de 2019, O WMP, com apoio do Ministério da Saúde, anunciou a expansão para três novos municípios: Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG). A expectativa é que as primeiras liberações nestas cidades ocorram no primeiro semestre de 2020.

Niterói:

Charitas, Preventório, São Francisco, Grota, Cafubá, Camboinhas, Itacoatiara, Jacaré, Jardim Imbuí, Piratininga, Santo Antônio, Engenho do Mato, Itaipu, Maravista, Serra Grande, Ingá, Icaraí, Centro, Gragoatá, Boa Viagem, Fátima, Morro de Estado, Pé Pequeno, Ponta D'Areia, Santa Rosa, São Domingos, Viradouro, Vital Brasil, São Lourenço, Santana, Engenhoca, Cubangu e Fonseca.

Rio de Janeiro:

Bancários, Cacuia, Cocotá, Freguesia (Ilha do Governador), Moneró, Pitangueiras, Praia da Bandeira, Ribeira, Tauá, Zumbi, Cidade Universitária, Cordovil, Galeão, Jardim Carioca, Jardim Guanabara, Portuguesa, Bonsucesso, Maré, Brás de Pina, Complexo do Alemão, Vigário Geral, Jardim América, Parada de Lucas, Manguinhos, Olaria, Penha, Penha Circular, Ramos e Pavuna.