Notícias

Estudo demonstra que Método Wolbachia inibe transmissão do vírus da Febre Amarela


Uma pesquisa que intitulou o artigo "Pluripotência de  Wolbachia  contra Arbovirus: o caso da febre amarela", foi supervisionada pelo pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e líder do Programa Mundial de Mosquitos (WMP) no Brasil, Luciano Moreira.
Leia mais

O Wolbito embarcou no Metrô Rio


Uma campanha de combate às arboviroses vai impactar mais de 1 milhão de pessoas por dia
Leia mais

Região Oceânica de Niterói recebe novas liberações Aedes aegypti com Wolbachia


Essas liberações terão início na metade do mês de janeiro e se estenderão até abril, durante 16 semanas. As ações do WMP Brasil no município têm o apoio da Prefeitura Municipal de Niterói, por meio de um acordo de cooperação técnica. 
Leia mais

Liberação de mosquitos aliados terá início em janeiro no Complexo da Maré


Na segunda semana de janeiro de 2019 as comunidades que compõem o Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, começarão a receber os Aedes aegypti com Wolbachia, os mosquitos aliados no combate a dengue, Zika e chikungunya.
Leia mais

Começa a oficina de foto e vídeo com celular no Complexo do Alemão


O World Mosquito Program Brasil deu início a mais uma oficina Desafio WMP: Foto e Vídeo Mobile, em parceria com a Nave do Conhecimento Nova Brasília, no Complexo do Alemão, comunidade na Zona Norte do Rio de Janeiro.
Leia mais

WMPBrasil teve destaque na TV Record RJ


Matéria mostrou avanço do projeto e como os Aedes com Wolbachia ajudam a combater vírus da dengue, Zika e chikungunha
Leia mais

Método Wolbachia é apresentado em conferência global da ONU


O World Mosquito Program (WMP) é um dos temas apresentados na série de Conferências Globais sobre Tecnologia e Inovação Sustentáveis (G-STIC), que acontece em Bruxelas, na Bélgica, entre os dias 28 e 30 de novembro.
Leia mais

Liberação de mosquitos aliados na Maré ganha destaque no Jornal Maré de Notícias


Insetos com bactéria wolbachia podem ajudar a diminuir casos de dengue, zika e chikungunya
Leia mais

WMP e Nave do Conhecimento Nova Brasília realizam oficina de foto e vídeo


A iniciativa global World Mosquito Program (WMP), conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferecerá, de 21 de novembro a 19 de dezembro, na Nave do Conhecimento Nova Brasília, comunidade do Complexo do Alemão, localizado no Rio de Janeiro, a Oficina Desafio WMP Foto e Vídeo Mobile.
Leia mais

Campus de Manguinhos recebe mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia


As atividades de campo do World Mosquito Program (WMP) no Campus de Manguinhos começarão nesta quinta-feira (6). O trabalho consiste na liberação de Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia para proteger o local da transmissão dos vírus da dengue, Zika e chikungunya. A liberação de mosquitos adultos com Wolbachia no Campus de Manguinhos será realizada durante 16 semanas, em pontos pré-determinados.
Leia mais

Projeto DLO na Escola promove mudança de comportamento em alunos


Interesse pela ciência e preocupação com o ambiente fizeram parte da transformação pedagógica ocorrida na Escola Municipal de Ramos, após o início de atividade desenvolvida pelo WMPBrasil
Leia mais

Perfil - Luan Gomes, o ciclista apoiador do WMP no Brasil


A bicicleta está presente em boa parte dos dias de Luan Gomes Ferreira, 25 anos. Seja ao se deslocar sobre duas rodas para suas atividades, ou cuidando dos assuntos da Associação de Ciclistas da Ilha do Governador (Acig), a bicicleta é uma protagonista na vida desse estudante, pai de família e futuro engenheiro. Ele também é membro do Grupo Comunitário de Referência (GCR) da Ilha do Governador, um comitê que reúne moradores dos territórios em que o World Mosquito Program (WMP) atua a tem caráter consultivo.
Leia mais

Prevenção da dengue por longo período é comprovada pela primeira vez


O método Wolbachia foi implantado com sucesso pelo WMP na cidade de Townsville, no norte da Austrália
Leia mais

O Aedes aegypti prefere o calor, mas continua ativo no inverno


Embora os meses quentes do verão sejam a época mais propícia para a transmissão de dengue, Zika e chikungunya, essas...
Leia mais

Reflexão sobre territórios marca encerramento das oficinas do WMP


A relação dos moradores com o bairro em que vivem, na perspectiva da saúde e da qualidade de vida, são alguns dos temas presentes nas produções dos alunos da oficina Foto e Vídeo com Celular: Desafio Saúde/Fiocruz.
Leia mais

A segunda rodada de liberação de mosquitos aliados em Niterói foi notícia no jornal O Fluminense


O objetivo é assegurar o estabelecimento dos mosquitos Aedes aegypti com Wolbachia nas áreas atendidas pelo WMP.



Leia mais

Projeto DLO na Escola  aproxima estudantes do meio científico


Os alunos do 8º e 9º ano da turma de aceleração da Escola Municipal Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foram os primeiros a receber o projeto “DLO na Escola”, desenvolvido pelo World Mosquito Program (WMP). 
Leia mais

Encontro na Fiocruz reúne cientistas para discutir desafios da implementação em larga escala do Método Wolbachia


Os desafios que caracterizam a implantação do Método Wolbachia em larga escala foram analisados por um grupo de cientistas, em um encontro organizado pelo World Mosquito Program (WMP).
Leia mais

WMP reorganiza malha de monitoramento em Charitas, Niterói


A equipe de relacionamento com anfitriões reduziu a quantidade de armadilhas de mosquitos em Charitas, bairro de Niterói. Foram desinstaladas 50% das armadilhas presentes no bairro.
Leia mais

Método Wolbachia reduz transmissão também do vírus Mayaro, revela estudo


Os mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia têm a capacidade reduzida de transmitir o arbovírus Mayaro. A descoberta está em um artigo publicado hoje (02/05) na revista científica online Scientific Reports, que integra o grupo Nature.
Leia mais

Notícias Arquivo