Notícias

O Aedes aegypti prefere o calor, mas continua ativo no inverno


Embora os meses quentes do verão sejam a época mais propícia para a transmissão de dengue, Zika e chikungunya, essas...
Leia mais

Reflexão sobre territórios marca encerramento das oficinas do WMP


A relação dos moradores com o bairro em que vivem, na perspectiva da saúde e da qualidade de vida, são alguns dos temas presentes nas produções dos alunos da oficina Foto e Vídeo com Celular: Desafio Saúde/Fiocruz.
Leia mais

Projeto DLO na Escola  aproxima estudantes do meio científico


Os alunos do 8º e 9º ano da turma de aceleração da Escola Municipal Rodrigo Otávio, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, foram os primeiros a receber o projeto “DLO na Escola”, desenvolvido pelo World Mosquito Program (WMP). 
Leia mais

Encontro na Fiocruz reúne cientistas para discutir desafios da implementação em larga escala do Método Wolbachia


Os desafios que caracterizam a implantação do Método Wolbachia em larga escala foram analisados por um grupo de cientistas, em um encontro organizado pelo World Mosquito Program (WMP).
Leia mais

WMP reorganiza malha de monitoramento em Charitas, Niterói


A equipe de relacionamento com anfitriões reduziu a quantidade de armadilhas de mosquitos em Charitas, bairro de Niterói. Foram desinstaladas 50% das armadilhas presentes no bairro.
Leia mais

Método Wolbachia reduz transmissão também do vírus Mayaro, revela estudo


Os mosquitos Aedes aegypti que carregam a bactéria Wolbachia têm a capacidade reduzida de transmitir o arbovírus Mayaro. A descoberta está em um artigo publicado hoje (02/05) na revista científica online Scientific Reports, que integra o grupo Nature.
Leia mais

WMP no Brasil disponibiliza e-book sobre arboviroses para professores


A equipe de engajamento comunitário do World Mosquito Program (WMP) no Brasil produziu um livro digital sobre arboviroses para auxiliar os professores a abordar o tema em sala de aula.
Leia mais

Pesquisadores do WMP no Brasil têm artigo publicado na PLOS


Os efeitos da bactéria Wolbachia nos mosquitos Aedes aegypti exposto ao vírus da dengue tipo 1 (DENV) são o tema de um artigo científico
Leia mais

WMP leva solução autossustentável para o México


O World Mosquito Program (WMP), em parceria com as autoridades de saúde do estado mexicano de Baja California Sur, teve o prazer de anunciar oficialmente hoje que La Paz é a primeira cidade no México a implementar o método de Wolbachia
Leia mais

Pesquisadora da NASA visita instalações do WMP no Brasil


O WMP no Brasil recebeu a visita de representantes do projeto GO Mosquito Challenge, desenvolvido pelo Instituto de Estratégias Ambientais Globais, da Agência Espacial Americana (NASA)
Leia mais

Nova Caledônia dá mais um passo para proteger população contra doenças transmitidas por mosquitos


O World Mosquito Program (WMP) tem a satisfação de anunciar que a Nova Caledônia é a quarta das Ilhas do Pacífico a se juntar à iniciativa global que busca proteger as comunidades de doenças transmitidas por mosquitos
Leia mais

Nova pesquisa publicada por cientistas do World Mosquito Program revela detalhes do estudo da Wolbachia e bloqueio do vírus da dengue


Uma nova pesquisa publicada hoje pelos cientistas do World Mosquito Program, da Universidade de Monash, Austrália revela detalhes do...
Leia mais

O ED Brasil/WMP participa de evento com mais de três mil professores e diretores da rede pública


O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil / World Mosquito Program foi apresentado para uma plateia de, aproximadamente, 3,4 mil servidores municipais da cidade do Rio de Janeiro, na última quarta-feira (21 de fevereiro). 
Leia mais

Implantação do World Mosquito Program avança no Sri Lanka


A implantação do World Mosquito Program (WMP) deu um passo importante no Sri Lanka, no dia 7 de fevereiro, com a assinatura de um contrato de colaboração com o Secretário do Ministério da Saúde, Janaka Sugathadasa, em uma cerimônia na cidade de Colombo. 
Leia mais

Liberação de mosquitos aliados avança na Zona Norte do Rio


Os mosquitos aliados do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil), da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegam a mais 14 bairros da Zona Norte do Rio. 
Leia mais

Chikungunya: o arbovírus que pode prejudicar prolongadamente a qualidade de vida do paciente


A chikungunya é uma doença que o paciente não consegue se tratar em casa, porque é necessário tomar analgésicos muito potentes para atenuar as fortes dores nas articulações. Para administrar esse tipo de medicamento é necessária uma orientação médica precisa. 
Leia mais

ED Brasil começa hoje nova fase de monitoramento com mais de 400 armadilhas de mosquitos


Começa nesta segunda-feira (18/11) uma nova etapa do monitoramento da população de mosquitos aliados no combate à dengue, Zika e chikungunya. São os Aedes aegypti com Wolbachia, do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil), desenvolvido pela Fiocruz. O trabalho será realizado na região central de Niterói e entorno, num total de 13 bairros, e no Rio de Janeiro, em cinco bairros da Ilha do Governador, além de Cordovil, na Zona Norte.
Leia mais

ED Brasil recebe visita de integrantes do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos


O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil) recebeu a visita de uma comitiva do Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC, do inglês Center for Disease Control and Prevention), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que trabalha na proteção da saúde pública e da segurança da população. O CDC apoia o ED Brasil com recursos que são investidos diretamente na área de diagnóstico. A visita ocorreu no dia 4 de dezembro.
Leia mais

Fiocruz publica artigo sobre método inovador de combate à arboviroses em revista do grupo Nature


Um grupo de pesquisadores Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve um artigo publicado pela revista científica online Scientific Reports, que integra o grupo Nature e abrange todas as áreas das ciências naturais. O artigo "Development and physiological effects of an artificial diet for Wolbachia-infected Aedes aegypti" aborda o desenvolvimento de uma dieta artificial para os Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que são os  mosquitos utilizados pelo projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil).

Leia mais

Mosquitos aliados da Fiocruz chegam às áreas finais de Niterói e bairros da Ilha do Governador, no Rio


O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil), conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), iniciou a liberação de mosquitos aliados nas áreas finais do município de Niterói e da Ilha do Governador, na cidade do Rio de Janeiro. A nova etapa foi iniciada no dia 21 de novembro.
Leia mais

Notícias Arquivo