Notícias

ED Brasil começa hoje nova fase de monitoramento com mais de 400 armadilhas de mosquitos


Começa nesta segunda-feira (18/11) uma nova etapa do monitoramento da população de mosquitos aliados no combate à dengue, Zika e chikungunya. São os Aedes aegypti com Wolbachia, do projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil), desenvolvido pela Fiocruz. O trabalho será realizado na região central de Niterói e entorno, num total de 13 bairros, e no Rio de Janeiro, em cinco bairros da Ilha do Governador, além de Cordovil, na Zona Norte.
Leia mais

ED Brasil recebe visita de integrantes do Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos


O projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil) recebeu a visita de uma comitiva do Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC, do inglês Center for Disease Control and Prevention), agência do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, que trabalha na proteção da saúde pública e da segurança da população. O CDC apoia o ED Brasil com recursos que são investidos diretamente na área de diagnóstico. A visita ocorreu no dia 4 de dezembro.
Leia mais

Fiocruz publica artigo sobre método inovador de combate à arboviroses em revista do grupo Nature


Um grupo de pesquisadores Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) teve um artigo publicado pela revista científica online Scientific Reports, que integra o grupo Nature e abrange todas as áreas das ciências naturais. O artigo "Development and physiological effects of an artificial diet for Wolbachia-infected Aedes aegypti" aborda o desenvolvimento de uma dieta artificial para os Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, que são os  mosquitos utilizados pelo projeto Eliminar a Dengue: Desafio Brasil (ED Brasil).

Leia mais

Notícias Arquivo