WMP Brasil leva DLO na Escola para alunos de um projeto da Maré

Por: Flávio Carvalho

Os alunos do Heróis contra a Dengue - um projeto da ONG filantrópica alemã Ireso, realizada em parceria com a Redes da Maré - participam da atividade DLO na Escola, promovida pela iniciativa global World Mosquito Program Brasil (WMP Brasil). Os encontros acontecerão até o dia 25 de junho e serão realizados na Escola Municipal Escritor Millôr Fernandes, localizada na comunidade Salsa e Merengue, parte do Complexo da Maré.

A atividade conta com a participação de 17 adolescentes, de 13 a 16 anos, que estudam na Escola Municipal Millôr Fernandes. "A parceria com o WMP é muito importante, pois essa iniciativa é mais uma aliada junto ao Heróis contra a Dengue na busca pela redução dos índices de pessoas acometidas pelas doenças causadas pelo mosquito vetor", explicou a coordenadora do Heróis contra a Dengue, Viviane Monteiro.

O DLO na Escola é uma atividade de divulgação científica, além de um experimento científico realizado pela equipe de Engajamento Comunitário do WMP Brasil em instituições de ensino. A ação consiste em acompanhar o ciclo de vida do Aedes aegypti, onde participantes podem ver de perto a forma aquática do mosquito e entender a importância de se monitorar os criadouros, como sendo uma forma eficaz de combate às arboviroses, dengue, Zika e chikungunya.

"Participar desse experimento é mais um incentivo ao interesse dos alunos pela pesquisa científica, reforçando o que já vem sendo feito pelo Heróis contra a Dengue" explicou Viviane. Ela complementa dizendo que essa participação eleva a auto estima dos pequenos Heróis estudantes da Maré, pois traz para eles a responsabilidade de fazer parte de um trabalho interessante e relevante para a pesquisa brasileira.

Heróis Contra Dengue

O Heróis Contra Dengue tem o objetivo de contribuir com o fortalecimento das ações de conscientização contra as arboviroses Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela, transmitidas pelo mosquito vetor Aedes aegypti. Os estudantes recebem a formação básica sobre as arboviroses para, posteriormente, iniciarem as atividades de conscientização a partir de visitas às casas dos moradores e realização dos balcões de informações.