WMP Brasil

Fique por dentro das notícias mais recentes sobre o WMPBrasil e o Método Wolbachia, uma iniciativa inovadora de combate às doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, Zika, chikungunya e Febre Amarela urbana. 

WMP Brasil amplia suas atividades para três novos municípios brasileiros

O World Mosquito Program Brasil (WMP Brasil) conduzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou, em parceria com o Ministério da Saúde, nesta segunda-feira, 15, a implementação do método Wolbachia nas cidades de Campo Grande (MS), Petrolina (PE) e Belo Horizonte (MG).  A previsão é que a nova metodologia, que libera Aedes aegypti com Wolbachia na natureza inicie nestes municípios com atividades pré-operacionais já no segundo semestre de 2019 e tenha a duração de cerca de três anos.

O anúncio foi oficializado pelo Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, durante o evento "Atualização em Manejo Clínico da dengue e febre do Chikungunya e controle vetorial do Aedes Aegypti", que foi realizado na Escola de Saúde Pública (ESP-MS). Na mesma ocasião, o pesquisador e líder do WMP no Brasil, Dr. Luciano Moreira, apresentou e explicou detalhes do método à plateia através da palestra "Utilização do Mosquito com Wolbachia em municípios acima de 500 mil habitantes".