WMP Brasil

Fique por dento das notícias mais recentes sobre o Método Wolbachia, a iniciativa internacional de combate às doenças transmitidas por mosquitos, como dengue, Zika e chikungunya. Fazemos a liberação dos nossos mosquitos aliados, os Aedes aegypti com Wolbachia, no Rio de Janeiro e em Niterói. 

WMP e Nave do Conhecimento Nova Brasília realizam oficina de foto e vídeo

A iniciativa global World Mosquito Program (WMP), conduzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) oferecerá, de 21 de novembro a 19 de dezembro, na Nave do Conhecimento Nova Brasília, comunidade do Complexo do Alemão, localizado no Rio de Janeiro, a Oficina Desafio WMP Foto e Vídeo Mobile.

Durante a oficina serão ministrados aos participantes conhecimentos de fotografia e audiovisual, apresentando as possibilidades que o celular pode oferecer na produção de fotos e vídeos com mais qualidade. Além disso, a capacitação visa à sensibilização acerca das dificuldades e potencialidades do próprio território em relação à saúde coletiva, cidadania, qualidade de vida, meio ambiente e saneamento básico. Espera-se que a oficina desperte o olhar de fotógrafos e videomakers para as questões de interesse social.

O coordenador de conteúdo do Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco), organização social parceira nessa ação, Jeferson Alves, acredita que a democratização do conhecimento por meio da tecnologia possibilita a quebra de paradigmas. “Com um simples dispositivo móvel podemos mostrar para o mundo o que desejamos mudar e nos apropriarmos da arte como uma poderosa ferramenta de protagonismo. Nesse sentido, só temos a agradecer ao WMP e à Fiocruz pela parceria e por investirem os seus esforços no combate às doenças, em uma região repleta de talentos, novas perspectivas e agentes multiplicadores, como a Nova Brasília”, afirmou Jeferson.

A oficina é direcionada aos moradores do entorno do Complexo do Alemão com idades entre 14 a 22 anos, que queiram aprender técnicas e conceitos básicos da linguagem fotográfica e audiovisual. Jovens moradores de outras regiões também serão aceitos como alunos. O curso será realizado durante oito encontros nos quais, além de apresentar conceitos de fotografia e vídeo, serão abordados temas como cidadania, meio ambiente, saúde, comunicação comunitária e informações sobre a iniciativa WMP Brasil, que atua no Complexo do Alemão. Os participantes se comprometerão a apresentar, ao final do curso, um ensaio fotográfico e um mini documentário de até cinco minutos de duração sobre os locais que moram.

Na avaliação do líder de Engajamento e Comunicação do WMP Brasil, Guilherme Costa, a realização da oficina extrapola a atividade fim do WMP. “A oficina Desafio WMP Foto e Vídeo Mobile vai incentivar as pessoas a olhar e conhecer seu próprio bairro e, assim, estimula os participantes a perceber os desafios na saúde que existem nesses territórios. Por meio da cidadania e colaborativismo, ajudaremos a construir, junto com a população dos locais em que atuamos, uma comunidade com mais saúde”, explicou Costa.

O curso é uma parceria entre o WMP Brasil, a Secretária Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação (SMDEI) e o Instituto de Desenvolvimento e Ação Comunitária (Idaco), organização social que administra as Naves do Conhecimento Nova Brasília e Cidade Olímpica, localizada no Engenho de Dentro.

Serviço:

Os interessados em participar da Oficina Desafio WMP Foto e Vídeo Mobile devem se inscrever até 19 de novembro, no site da Nave do Conhecimento (https://navedoconhecimento.rio) ou, ainda, comparecer na Nave do Conhecimento da Nova Brasília, (Praça do Terço, S/N, ao lado do Cine Carioca Nova Brasília, no Complexo do Alemão) portando documento de identidade e CPF. Os menores devem comparecer acompanhados dos pais ou responsável.